Publicado:sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Postador Por Unknown
Desfile e apresentações marcam encerramento da 1ª etapa do Programa Mais Educação
Alunos da escola José Ramalho Xavier, em Matureia, participaram nesta sexta-feira (27), de desfile e apresentações para o encerramento da 1ª etapa do Programa Mais Educação. Na escola José Ramalho Xavier, a culminância do programa teve início ainda na quinta-feira (26), quando ocorreu um torneio de vôlei entre os alunos participantes da oficina. Na sexta-feira, a partir das 7h, o público assistiu ao desfile dos alunos que apresentaram produções desenvolvidas ao longo das oficinas de matemática, letramento, informática, desenho, vôlei e dança.
De acordo a coordenadora do programa na escola José Ramalho, Elizabete Jerônimo, “O nosso objetivo foi apresentar o nosso trabalho à comunidade, que precisava ter consciência do que vem acontecendo nesses dez meses. A princípio era uma exposição que seria realizada na própria escola, então pensamos, por que não levar estas atividades à rua, então surgiu à ideia de levar esta amostra à sociedade matureense”, explicou.
Emocionada, ela relatou a mudança que o programa despertou nos alunos “Ontem eu recebi o depoimento de dois alunos, eles chegaram e disseram: ‘Elizabete, obrigada por você ter acreditado e insistido para que a gente permanecesse no Mais Educação, porque ele mudou a nossa vida’. Esses alunos eram rebeldes e atrapalhavam na sala de aula, seus pais eram sempre chamados na escola, e hoje esses meninos mudaram completamente. O programa é bom, a única dificuldade que temos é o espaço físico, mas forma de vontade e dedicação não faltam”, relatou.
Na coordenação do programa, Elizabete destacou-se pelo apoio e incentivo aos monitores das oficinas na escola. “No início era difícil, mas os alunos foram se adaptando ao método lúdico de aprendizado. Temos muito que agradecer o apoio da coordenadora Elizabete, ela trata bem os alunos e monitores, ela nos vê de igual para igual e torna o nosso trabalho muito gratificante“, destacou a monitora de matemática.
Além da escola José Ramalho Xavier, também realizaram apresentações os alunos da escola Manoel Machado, na comunidade do São João. Na culminância, eles apresentaram peça teatral e distribuíram mudas de plantas.
Jéssica Freitas/Ascom Matureia